1 - O que é aquecedor solar?

Os aquecedores solares são equipamentos utilizados para aquecer a água através do calor do sol, armazenando-a para uso posterior. São compostos por coletores solares (tubos de vidro à vácuo ou Placa Coletora Solar), onde a água é aquecida através dos raios solares e um reservatório térmico (boiler), onde é armazenada a água quente para ser utilizada posteriormente.

2 - O que é um sistema de aquecimento solar à vácuo?

Um sistema de aquecimento solar à vácuo é aquele que não possui ar entre o coletor e o vidro que protege o sistema. Dessa forma são reduzidas as perdas de calor transferidas para a água.

3 - Em quanto tempo tem-se o retorno do dinheiro investido na compra do equipamento, com a economia de energia?

Com a economia de energia proporcionada pelo Aquecimento Solar, tem-se o retorno do dinheiro investido no equipamento entre 24 e 36 meses, considerando-se um consumo mensal de cerca de 220 kWh/mês. Com um sistema solar bem dimensionado e instalado, reduzirá a conta de energia de sua casa em até 50%.

4 - Como é realizado o aquecimento quando está chovendo ou nublado?

Devido a alta eficiência dos tubos coletores a vácuo, mesmo em dias nublados, há o aproveitamento da radiação solar para aquecimento da água. Porém, quando a insolação for insuficiente, o aquecimento poderá ser complementado por um sistema auxiliar elétrico, que elevará a temperatura da água já pré-aquecida. Esse sistema deverá ficar desligado, devendo ser acionado somente quando realmente necessário para não haver gasto desnecessário de energia.

5 - A água permanece aquecida durante a noite?

O reservatório térmico possui isolamento térmico para reduzir as perdas de temperatura da água armazenada com o ambiente, porém com o passar das horas, poderá haver uma pequena redução na temperatura, devido à perda natural de calor do sistema, o que não chega a prejudicar o funcionamento do mesmo, pois o sistema armazena a água a temperaturas elevadas.

6 - O que acontece ao aquecedor em dias de geada?

O vácuo dos tubos de vidro não permite que a água se congele dentro do equipamento, fornecendo assim banhos quentes até mesmo em temperaturas abaixo de 0°C

7 - Posso utilizar no banho somente a água que vem do boiler?

Não, pois a água que vem do boiler estará super aquecida, assim você deverá temperar a água usando o registro de água fria concomitante com o de água quente. Primeiro abre-se o registro de água fria para evitar o contato direto com a água aquecida. A partir deste instante usa-se os 2 registros, simultaneamente, temperando a água do banho. Ou em algumas instalações já utiliza-se um misturador de forma que a temperatura da água no chuveiro já saia adequada ao banho.

8 - O sistema auxiliar elétrico de Aquecimento é acionado a qualquer hora do dia quando não há insolação suficiente para aquecer a água?

O sistema auxiliar elétrico deve estar sempre desligado e ser acionado somente quando houver necessidade. Embora o sistema seja automático, não se aconselha que o mesmo seja mantido ligado, justamente para evitar que seu acionamento ocorra em momentos desnecessários.

9 - Qual o consumo de energia elétrica do sistema auxiliar?

O sistema auxiliar possui uma resistência elétrica de potência reduzida de 1,5 kW, o que dá para concluir-se que o consumo será de no máximo 1,5 kWh a cada hora em que estiver acionado. Porém, é importante salientar que a resistência só é acionada nos períodos em que a água não está com a temperatura desejada pelo usuário, e o tempo de acionamento é apenas o de complementação dessa temperatura.

10 - Qual é a manutenção necessária para os coletores de tubos de vidro?

Em circunstâncias normais não é necessário uma manutenção ativa do sistema de aquecimento solar. Devido ao formato dos tubos a chuva e o vento naturalmente devem manter limpa a superfície dos tubos de vidro evacuados. Somente caso os tubos sejam quebrados, os mesmos devem ser substituídos para que não haja perda na eficiência do aparelho.

11 - O que fazer se um tubo de vidro quebrar?

Os coletores de tubos de vidro são extremamente resistentes e difíceis de quebrarem. Porém, caso isso aconteça, qualquer pessoa com boa habilidade manual poderá trocar, sendo muito fácil e barato. Devido aos tubos trabalharem independentes, o aquecedor solar funciona mesmo com diversos tubos quebrados, porém com menor eficiência. Por isso, recomendamos a troca imediatamente.

12 - Porque os coletores solares de tubo de vidro à vácuo são mais eficientes que os coletores solares planos?

- Devido ao seu formato cilíndrico do tubo evacuado, os tubos coletores solares podem, de forma passiva, acompanhar a posição do sol durante todo o dia. Coletores planos apenas absorvem energia em seu ponto máximo ao meio-dia, quando o sol está perpendicular a superfície do coletor solar plano.

- Pelo fato do ar ser evacuado no tubo coletor solar, a perda de calor por condução e convecção no interior do tubo é reduzida de forma significativa, o que os torna mais eficientes em baixas temperaturas, podendo ser utilizados em temperaturas abaixo de 0°C, sem a necessidade de sistemas de anti- congelamento.

- Coletores de tubos à vácuo são resistentes, possuem longa durabilidade e no caso de quebra de um dos tubos, a substituição é fácil e barata. No caso dos coletores planos, se a placa coletora for quebrada, esta terá de ser substituída por uma nova a fim de que o aquecedor solar volte a funcionar.

Veja também: http://www.ecoaquecedores.com.br/diferenciais-eco-aquecedores/

13 - É preciso quebrar paredes para instalação de um sistema de aquecimento solar?

Nem sempre. Existem várias técnicas simples para a instalação de um aquecedor solar que evitam quebradeiras e permitem que você aproveite toda economia e conforto. O misturador externo que é muito usado tem acabamento cromado e boa aparência.

14 - Minha rede hidráulica precisa estar preparada com tubulação de cobre?

Não necessariamente. Já há no mercado outros tipos de tubulações para água quente como CPVC, PPR e PEX que substituem o cobre. Estes materiais tem um custo benefício melhor e as perdas de temperaturas na tubulação são menores. É bom uma visita de um técnico ou bombeiro hidráulico para avaliar qual é a melhor indicação de materiais.

Fale com a ECO Aquecedores nos Telefones: (31) 2526-9780 || WhatsApp 31 9.9560-0913. Siga-nos:
close