COMO FUNCIONA

A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz do sol em eletricidade.

 

A Energia Fotovoltaica é gerada através de um efeito chamado fotovoltaico que é o aparecimento de uma diferença de potencial nas extremidades de material semicondutor, produzida pela absorção da luz.A célula fotovoltaica é a unidade fundamental para este processo.

Célula Fotovoltaica:

Dispositivo básico para se produzir o efeito fotovoltaico;

Painel Fotovoltaico:

Células fotovoltaicas conectadas produzindo tensão e corrente suficientes para utilização;

Arranjo de Painéis Fotovoltaico:

Diversos módulos (painéis ou placas) solares fotovoltaicos interligados;

Sistema Fotovoltaico:

Conjunto de Módulos (painéis ou placas) solares fotovoltaicos e seus periféricos, tais como controladores de carga, baterias, inversores, etc;

Abaixo ilustramos de maneira simples o funcionamento do sistema de geração de Energia Solar Fotovoltaica

 

 

Energia Fotovoltaica

O Painel Solar reage com a luz do sol e produz energia elétrica (energia fotovoltaica). Os painéis solares, instalados sobre o seu telhado, são conectados uns aos outros e então conectados no seu Inversor Solar.
Um inversor solar converte a energia solar dos seus painéis fotovoltaicos (Corrente Continua – CC) em energia elétrica (Corrente Alternada – CA) que pode ser usada em sua Casa ou Empresa para qualquer fim.
A energia que sai do inversor solar vai para o seu “quadro de luz” e é distribuída para sua casa ou empresa, e assim reduz a quantidade de energia que você compra da distribuidora.
A energia solar pode ser usada em uma residência para alimentar as TVs, Aparelhos de Som, Computadores, Lâmpadas, Motores Elétricos, ou seja, tudo aquilo que usa energia elétrica e estiver conectado na tomada.
O excesso de eletricidade volta para a rede elétrica através do relógio bi-direcional. Esse relógio de luz mede a energia da rua que é consumida quando não tem sol e, a energia solar gerada em excesso quando tem muito sol e é injetada na rede da distribuidora. A energia solar que vai para a rede vira “créditos de energia” para serem utilizado de noite ou nós próximos meses. Em outras palavras: você produz energia limpa com a luz do sol e reduz a sua conta de luz! VALE SALIENTAR QUE: O seu relógio de luz antigo vai ser substituído por um relógio de luz novo que é “bidirecional” (mede a entrada e a saída de energia). Desta forma ele será capaz de medir a energia que você consome da rede elétrica e medir também a energia gerada em excesso pelo seu sistema fotovoltaico que é injetada na rede assim gerando “créditos de energia”. Os “Créditos de Energia” são medidos em kWh. Para cada kWh gerado em excesso pelo seu sistema solar fotovoltaico você recebe 1 crédito de kWh para ser consumido de noite ou nós próximos meses. Esse crédito é contabilizado pelo seu novo relógio de luz bidirecional e é medido pela sua distribuidora de energia. Desta forma, no final do mês quando você recebe a sua conta de luz, você vai ver quanto de energia consumiu da rede e quanta energia injetou na rede. Se injetar mais na rede do que consumir você terá créditos de energia para serem usados nos próximos 36 meses. Os montantes de energia produzida em excesso e injetada, que não forem compensados no local que produziu, poderão ser utilizados para compensar o consumo de outras locais desse que cadastrados para esse fim e atendidos pela mesma distribuidora de energia, cujo titular seja o mesmo, tanto para pessoas físicas como para empresas. Resumindo, o consumidor pode pedir abatimento de energia em outro imóvel desde que o mesmo esteja no seu nome e na mesma concessionária (CELESC).

Dúvidas? Fale Conosco.

Fale com a ECO Aquecedores nos Telefones: (31) 2526-9780 || WhatsApp 31 9.9560-0913. Siga-nos:
close