ECO Aquecedores & Energia Fotovoltaica

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida. Leia aqui tudo o que você precisa saber sobre a energia fotovoltaica.

Abaixo ilustramos de maneira simples o funcionamento do sistema de geração de Energia Solar Fotovoltaica

ilustração sistema fotovoltaico

O Painel Solar reage com a luz do sol e produz energia elétrica (energia fotovoltaica). Os painéis solares, instalados sobre o seu telhado, são conectados uns aos outros e então conectados no seu Inversor Solar.

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

O inversor solar converte a energia solar dos seus painéis fotovoltaicos (Corrente Continua – CC) em energia elétrica (Corrente Alternada – CA) que pode ser usada em sua Casa ou Empresa para qualquer fim.

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

A energia que sai do inversor solar vai para o seu “quadro de luz” e é distribuída para sua casa ou empresa, e assim reduz a quantidade de energia que você compra da distribuidora.

A energia solar pode ser usada em uma residência para alimentar as TVs, Aparelhos de Som, Computadores, Lâmpadas, Motores Elétricos, ou seja, tudo aquilo que usa energia elétrica e estiver conectado na tomada.

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

 O excesso de eletricidade volta para a rede elétrica através do relógio bi-direcional. Esse relógio de luz mede a energia da rua que é consumida quando não tem sol e, a energia solar gerada em excesso quando tem muito sol e é injetada na rede da distribuidora. A energia solar que vai para a rede vira “créditos de energia” para serem utilizado de noite ou nós próximos meses. Em outras palavras: você produz energia limpa com a luz do sol e reduz a sua conta de luz! VALE SALIENTAR QUE: O seu relógio de luz antigo vai ser substituído por um relógio de luz novo que é “bidirecional” (mede a entrada e a saída de energia). Desta forma ele será capaz de medir a energia que você consome da rede elétrica e medir também a energia gerada em excesso pelo seu sistema fotovoltaico que é injetada na rede assim gerando “créditos de energia”. Os “Créditos de Energia” são medidos em kWh. Para cada kWh gerado em excesso pelo seu sistema solar fotovoltaico você recebe 1 crédito de kWh para ser consumido de noite ou nós próximos meses. Esse crédito é contabilizado pelo seu novo relógio de luz bidirecional e é medido pela sua distribuidora de energia. Desta forma, no final do mês quando você recebe a sua conta de luz, você vai ver quanto de energia consumiu da rede e quanta energia injetou na rede. Se injetar mais na rede do que consumir você terá créditos de energia para serem usados nos próximos 36 meses. Os montantes de energia produzida em excesso e injetada, que não forem compensados no local que produziu, poderão ser utilizados para compensar o consumo de outras locais desse que cadastrados para esse fim e atendidos pela mesma distribuidora de energia, cujo titular seja o mesmo, tanto para pessoas físicas como para empresas. Resumindo, o consumidor pode pedir abatimento de energia em outro imóvel desde que o mesmo esteja no seu nome e na mesma concessionária (CELESC).

Descubra 10 motivos para investir em energia solar

Instalar o sistema de energia solar na sua residência pode gerar uma economia na conta de luz em até 95%. Esta grande diferença é um dos principais estímulos e vantagens do investimento.

Esta economia é obtida por meio de crédito. O excedente gerado é colocado na rede elétrica e volta para a distribuidora. Então, ela utiliza essa carga como crédito e faz o abatimento na conta em até 60 meses.

O sistema de energia solar é limpo, renovável e autossuficiente. Uma residência pode utilizar essa fonte para suprir sua necessidade, sem que isso gere qualquer poluição no ambiente.

Em locais remotos ou de difícil acesso, em que a rede elétrica ainda não é acessível, a energia solar é capaz de suprir sozinha a necessidade energética. Já nos casos em que há ligação com a rede pública, a energia solar também pode ser autossuficiente ou servir como alternativa, reduzindo os custos.

O processo de instalação do sistema de energia solar é muito simples, mas sempre deve ser feito por uma empresa especializada.

Como nosso país tem um alto índice de incidência solar, a instalação do sistema é totalmente indicada.

 A manutenção dos componentes e do sistema, em geral, é muito simples. Na maioria das vezes, a própria água da chuva pode ser suficiente para limpar os painéis solares e garantir a perfeita captação e transformação.

Apesar disso, é interessante manter uma rotina de limpeza, pois o acúmulo de impurezas e sujeiras pode interferir na eficiência do sistema. Um pano úmido pode ser suficiente para atender à necessidade de limpeza.

Em média, a vida útil de um sistema de energia solar gira em torno de 25 anos. Esse longo período é um incentivo para a sua instalação. O investimento inicial pode ser um pouco mais elevado, mas, em longo prazo, esse valor não sofre novas demandas e distribui-se em vários anos.

Como falamos, a economia na conta de luz pode chegar a incríveis 95%. Esse valor, se comparado ao investimento, apresenta um retorno entre 5 e 6 anos.

O sistema de energia solar residencial é totalmente resistente a intempéries. Variações no clima, tempestades e chuva não comprometem a estrutura da instalação. É claro que o princípio de funcionamento é a incidência solar, então, se houver um período longo de chuvas, a geração de energia será comprometida, mas, no Brasil, esses períodos são raros na maioria das localidades.

A valorização do seu imóvel com a instalação do sistema de energia solar é uma outra vantagem e também um incentivo. Especialistas do ramo imobiliário afirmam que residências com sistema de energia solar podem valorizar até 30%.

Certamente, os compradores de imóveis vão preferir uma opção em que já exista a instalação do sistema e, como consequência, a economia de energia elétrica.

Em busca de fontes renováveis, há incentivos para a energia limpa. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 90% dos brasileiros querem gerar energia de forma renovável.

Este incentivo também é financeiro. Em alguns lugares, há descontos no IPTU, como é o caso da Prefeitura de Palmas, em Tocantins. Lá, o desconto chega a 80% no imposto.

Em outros países, como na Alemanha, em que a tecnologia está em estágio mais avançado, o incentivo é ainda mais forte. O governo alemão assume parte do valor necessário para a instalação do sistema, oferece valores atraentes para a compra do excedente de energia, permite que os donos de imóveis geradores vendam a energia para a vizinhança e ainda coloca uma sobretaxa para aqueles que ainda não adotaram a energia limpa em suas casas.

No Brasil, há uma grande variação das tarifas de energia elétrica, influenciadas pelos índices de chuva e outros fatores. Essa variação provoca sérios problemas para a comunidade, uma vez que fica difícil prever o gasto com energia elétrica e fechar o orçamento da casa.

Então, investir em um sistema de energia solar também previne este problema e o aumento da tarifa de energia. O valor de investimento inicial já terá sido pago ou parcelado de forma constante, além da economia expressiva no uso da energia da rede pública — isso se for necessário, ou seja, se a energia solar não suprir toda a necessidade.

Portanto, neste conteúdo, nós analisamos vários pontos sobre o sistema de energia solar residencial. Fica claro que devemos buscar soluções limpas, renováveis e inteligentes para a geração de energia, pensando não só no meio ambiente, mas também em formas de economizar em um item que é primordial para qualquer um. Utilizar a energia solar representa um pensamento consciente e econômico.

Então, agora que você já tem mais informações sobre o assunto, provavelmente está considerando o investimento em um sistema de energia solar residencial. Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas. Estamos prontos para atender à sua necessidade da melhor forma possível!

PRECISA DE AJUDA? Fale Com a ECO Aquecedores.